Ler mais: http://01tutorial.webnode.com/codigos-html/ Crie o seu website grátis: http://www.webnode.com.pt Xadrez: Roque

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Roque


Este é um lance do rei com qualquer das torres de mesma cor situada na mesma fileira e é considerado como um lance de rei apenas. O roque coloca o Rei em segurança e permite jogo à torre companheira. O roque tem duas variantes: o roque longo, também chamada de roque do lado da dama e o roque curto, também chamada de roque do lado do rei. Para se executar ambos move-se o rei duas casas para qualquer lado na horizontal e move-se a torre para a casa que o Rei "saltou".
Existem dois tipos de impedimento para o roque: os definitivos e os temporários. Um determinado roque, grande ou pequeno, está definitivamente proibido para o jogador quando:
  1. A Torre que participaria do roque já foi movida;
  2. o Rei já foi movido;
O roque está temporariamente proibido quando:
  1. o Rei está em xeque;
  2. existem peças entre o rei e a torre
  3. o Rei terá de passar por uma casa que esteja ameaçada por uma peça adversária;
  4. o Rei ficará em xeque quando terminado o roque.
Nestes casos, basta que a situação seja modificada, para que o roque seja possível (desde que não se mova o rei nem a torre com a qual se pretende fazer o roque).
Obs.: como o Roque é um lance do Rei, o mesmo deve ser movido primeiro. Caso o jogador tocar primeiro na torre, deverá fazer um movimento com a mesma, não podendo mais fazer o roque nesse lance e nem mais com essa torre (pois a mesma já terá sido movida)
Obs: o rei e a torre tem que estar na mesma linha. Isto porque um peão promovido pode tornar-se uma torre nunca movida e todas as outras condições estarem corretas, mesmo assim este roque não é possível.





Um comentário:

  1. O Roque também não é permitido quando Rei já tenha estado em xeque anteriormente.

    ResponderExcluir