Ler mais: http://01tutorial.webnode.com/codigos-html/ Crie o seu website grátis: http://www.webnode.com.pt Xadrez: para jogadores experiente

para jogadores experiente


Caráter de uma posição

A escolha de um plano estratégico depende, em todo caso, a posição em que a partida se encontra. Pode fazer um plano estratégico adequado para ser seguido é um requisito indispensável. E é muito importante a habilidade de julgar previamente a posição e definir as suas características. Portanto, devemos perguntar quais são os fatores que determinam o caráter de uma posição, e por conseqüência, escolher um plano estratégico.
O caráter de uma posição é determinado pelos seguintes fatores:
1. A relação de material, seja de igualdade ou de superioridade de um bando em relação ao outro.
2. O poder individual de cada peça.
3. A qualidade individual de cada peão.
4. A posição dos peões, ou seja, a sua estrutura e formação.
5. A posição dos reis.
6. Cooperação mútua entre as peças.
Alguns fatores que determinam o caráter de uma posição são permanentes, outros são temporários. Um fator permanente é a posição dos peões, já que eles, ao contrário das peças, não podem ser transferidos com facilidade, exercem um papel mais estático no jogo. A posição dos peões muda gradativamente no decorrer do jogo, só que as peças podem adaptar muito bem a nova posição sem muita dificuldade. Aqui temos uma contradição. já que os peões possuem um valor relativamente pequeno, contribuem muito na determinação do caráter de uma posição. Outros fatores permanentes são a relação de matéria, e muitas vezes, a posição dos reis. Uma frase de advertência: o plano deve estar sob controle sempre para que por acaso ocorrer alguma alteração na posição. Uma ligeira alteração pode obrigar uma troca imediata do plano estratégico.
Ao julgar uma posição, devemos atender aos fatores que determinam caráter daquela posição, a partir daí eleger um plano. Outro fator muito importante é na hora de julgar posição, devemos analisar as perspectivas dos dois jogadores. Tal critério é muito importante se queremos calcular uma série de movimentos. Se devemos efetuar as manobras ou combinações, considerando que a posição resultante será ou não favorável. Se as perspectivas dos dois jogadores são iguais, então temos uma posição equilibrada, e uma posição equilibrada não significa necessariamente uma posição de empate. As formas de equilíbrio:
1. Posições de empate que não oferecem nenhuma possibilidade para escolher um plano efetivo e ativo.
2. Posições donde as mútuas possibilidades táticas são iguais, mas o caráter está baseado nos elementos particulares que determinam o caráter de uma posição.
O equilíbrio, no entanto, não pode ser alterado vantajosamente mediante de um ataque repentino. Isto pode prejudicar que o provoca. Este é um dos princípios de Steinitz. Homem que revolucionou o mundo de xadrez.
Veja o seguinte exemplo, extraído do livro Estratégia Moderna de Xadrez de Ludeck Pachman:
Meek - Morphy(Mobile, 1855)1. P4R, P4R;2. CR3B, CD3B;3. P4D, PxP;4. B4BD, B4B;5. C5C?, ...

A quinta jogada das brancas foi de certo modo uma tentativa de perturbação de equilíbrio mediante o sacrifício de um peão em troca do desenvolvimento. Se as brancas continuassem de com 5. P3B, não teria feito nenhuma troca desfavorável para seu próprio jogo. Com a jogada da partida, trata-se de uma exploração da debilidade em 7BR com um ataque repentino. Isto é um erro, pois óbvio de que as negras não cometeram nenhum erro. O equilíbrio foi perturbado, portando o ímpeto do ataque das brancas no combate não as proporcionará vantagem nenhuma.
5. ..., C3T;
6. 
CxPB?!, CxC;
7. BxC+, RxB;
8. 
D5T+, P3CR;
9. DxB,
As últimas cinco jogadas das brancas têm chegado a recuperar o peão sacrificado e ao mesmo tempo ter deixado o rei adversário exposto, mas por causa disso, estão atrasadas em desenvolvimento e o equilíbrio perturbado age contra ele.
 9. ..., P3D;
10. D5CD, T1D;
11. D3C+?,
Um jogador familiarizado com os princípios modernos de xadrez, sem dúvida, escolheria a seguinte continuação 11. O-O, TxP; 12. C2D, T1R; 13. C3B. Já que depois de as negras jogassem ...D3B; estariam suficientemente compensados pelo peão sacrificado, ao completar seu desenvolvimento, estariam dispostas a defender as ameaças imediatas.
12. ..., P4D;
13. D3D, PxP;
14. PxP, D5T+;
15. P3CR, TxP+;
16. R2B, D2R;
17. C2D, T6R;
18. D5C, P3B!;
19. D1B, ...;
Se 19. DxC, as negras contestariam ...T7R+
20. D1D, T1BR;
21. C3B, R1R
22. Abandonam.

Para terminar, examinaremos conceitos de ataque e iniciativa em relação ao equilíbrio. Para ataque, queremos dizer uma ameaça direta contra a posição adversária mediante um avanço dos peões apoiados pelas peças numa determinada seção do tabuleiro. O princípio bem conhecido na ciência militar de que o sucesso da execução de um plano requer superioridade nas forças atacantes é também aplicável em xadrez. Ao levar em diante um ataque com esperança de sucesso precisamos uma colocação mais ativa das peças, ou vantagem no espaço, ou maior mobilidade ou a posição inimiga apresente alguma debilidade. O procedimento de impor um próprio plano (marcar o passo) se chama iniciativa, e é resultado natural de uma perturbação.